Trump critica tratamento a Bolsonaro e impõe tarifas recordes ao Brasil

0
20

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (10), ao comentar as novas tarifas de 50% que impôs ao Brasil. Segundo Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tratando Bolsonaro de forma “muito injusta” e prometeu que, “em algum momento”, conversará com o brasileiro sobre a taxação.

“Ele [Lula] está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta. Ele é um bom homem. Eu o conheço bem. Eu negociei com ele. Ele era um negociador muito difícil e, posso dizer, um homem muito honesto. E ele amava o povo do Brasil”, disse Trump, em entrevista nesta quinta. “Eu não deveria gostar dele, porque ele era muito duro em negociação, mas ele também foi muito honesto, e eu conheço os honestos e conheço os corruptos.”

As declarações ocorreram um dia após Trump divulgar oficialmente um tarifaço contra o Brasil, que impõe uma alíquota de 50% sobre produtos brasileiros. A decisão foi comunicada a Lula por meio de uma carta enviada na quarta-feira (9). Com isso, o Brasil se torna o país mais afetado entre os 22 que já sofreram sanções comerciais do atual governo norte-americano.

As novas tarifas, que passam a valer a partir de 1º de agosto, serão cobradas independentemente das tarifas setoriais já existentes, como as que atingem o aço e o alumínio brasileiros. Em abril deste ano, o Brasil já havia sido alvo de uma medida semelhante e teve seus produtos tarifados em 10%.

Além do aumento de 50% sobre as importações brasileiras em geral, Trump anunciou nesta quinta (10) novas tarifas específicas sobre o aço, alumínio e cobre do Brasil, todos também com aumento de 50%.

As medidas geraram forte reação no setor produtivo brasileiro, que teme perdas bilionárias para a indústria e para o agronegócio. O governo brasileiro ainda não comentou oficialmente as falas de Trump nem detalhou se pretende recorrer contra as tarifas em fóruns internacionais.

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui