Recém-nascidos recebem antídoto de cobra por engano em SC

0
11

CANOINHAS (SC) — Um erro na administração de medicamentos no Hospital Santa Cruz, em Canoinhas (SC), resultou na aplicação de antídoto para picada de jararaca em 11 recém-nascidos, entre os dias 9 e 11 de julho. A informação foi confirmada pelo município na última terça-feira (15).

Os bebês, que deveriam ter recebido a vacina contra hepatite B, acabaram recebendo uma dose de 0,5 ml de soro antibotrópico, usado em casos de envenenamento por serpentes. Todos permanecem sob acompanhamento médico, estáveis e sem reações adversas até o momento, segundo a direção do hospital.

De acordo com a diretora da unidade, Karin Adur, a falha foi causada por uma confusão nos rótulos das medicações, que são do mesmo laboratório e têm embalagens semelhantes. A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada pela Regional de Saúde de Mafra, e as famílias dos bebês foram informadas do incidente.

A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, anunciou que pretende contratar uma auditoria externa para apurar responsabilidades. Ela lembrou que o hospital recebe cerca de R$ 1 milhão por mês do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento à população.

Em nota, o Hospital Santa Cruz reafirmou seu compromisso com a transparência e a segurança dos pacientes, informando que abriu uma sindicância interna para investigar detalhadamente o ocorrido.

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui