Paraguai põe Maduro na mira e classificará Cartel de los Soles como organização terrorista

0
14

O governo do Paraguai vai declarar o Cartel de los Soles como organização terrorista. A medida, já aprovada pelo Senado, depende apenas da assinatura do presidente Santiago Peña, segundo informou o jornal argentino Infobae com base em fontes de Assunção.

A decisão segue os passos do presidente equatoriano, Daniel Noboa, que, no último dia 14 de agosto adotou uma resolução semelhante em meio ao estado de “conflito armado interno” decretado no Equador. A tendência é de que outros países da região também formalizem o reconhecimento do grupo chefiado por Nicolás Maduro como uma facção narcoterrorista.

O Cartel de los Soles é descrito por autoridades internacionais como peça-chave no fornecimento de rotas e apoio logístico a organizações criminosas, como o Cartel de Sinaloa (México) e o Tren de Aragua (Venezuela). Além do tráfico de drogas, o grupo vinculado a militares venezuelanos atua em contrabando de armas e lavagem de dinheiro.

A ofensiva contra o cartel soma-se a uma série de medidas nos últimos meses. Em 25 de julho, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos classificou a rede criminosa como “Terrorista Global Especialmente Designado”. Dias depois, em 7 de agosto, Washington elevou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à captura de Nicolás Maduro — valor superior ao que já havia sido oferecido por Osama bin Laden.

Isolado no cenário internacional, Maduro fortaleceu a dependência de setores militares, entregando cargos e influência em troca de lealdade. O cartel, segundo investigações, também mantém ligações históricas com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a quem forneceu armas e apoio logístico em operações de narcotráfico.

Documentos da Justiça norte-americana apontam que o grupo venezuelano chegou a colaborar diretamente com Joaquín “El Chapo” Guzmán, ex-chefe do Cartel de Sinaloa, hoje preso na penitenciária de segurança máxima ADX Florence, nos Estados Unidos. Durante o julgamento de Guzmán, surgiram evidências de que pistas aéreas na Venezuela foram utilizadas para envio de toneladas de cocaína em parceria com o cartel mexicano.

#Maduro #Brasil #Politica #EstadosUnidos #Paraguai

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui