Brasil retoma produção 100% nacional de insulina com entrega do primeiro lote em Minas Gerais

0
26

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o primeiro lote de insulinas produzidas no Brasil por meio do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), parte da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Com a iniciativa, o país volta a fabricar o medicamento com tecnologia totalmente nacional, após transferência de know-how da farmacêutica indiana Wockhardt para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a empresa brasileira Biomm.

A entrega simbólica do lote, com 207.385 unidades — sendo 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH —, aconteceu na fábrica da Biomm em Nova Lima (MG), com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo a pasta, quando a transferência de tecnologia estiver concluída, o Brasil será capaz de produzir 50% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) por insulinas NPH e regular. O investimento total no projeto é de R$ 142 milhões, destinados à aquisição da tecnologia e ao fortalecimento da capacidade produtiva nacional.

Estima-se que cerca de 350 mil pessoas com diabetes sejam beneficiadas diretamente pela iniciativa. Os contratos já firmados preveem a entrega, à rede pública de saúde, de 8,01 milhões de unidades de insulina — entre frascos e canetas — nos anos de 2025 e 2026.

Além de reduzir a dependência de importações, a medida também fortalece a indústria farmacêutica brasileira e garante maior segurança no abastecimento do medicamento essencial para o tratamento de diabetes.

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui