Conta de luz ficará mais cara em agosto com aplicação da bandeira vermelha 2, anuncia Aneel

0
6

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária vermelha patamar 2 será aplicada nas contas de energia elétrica em agosto. Esta é a alíquota mais cara do sistema de bandeiras e representa um custo adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Segundo a Aneel, a medida é necessária diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país, o que reduz a capacidade de geração das hidrelétricas. Com isso, há maior necessidade de acionar usinas termelétricas, cuja geração é mais cara, impactando diretamente os custos do setor elétrico.

“Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas”, destacou o órgão regulador em nota oficial.

Desde junho, as contas de energia já vinham sendo impactadas pela bandeira vermelha patamar 1, em razão da escassez de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país. Agora, com o agravamento da situação, o patamar mais alto foi acionado.

A Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica pelos consumidores, especialmente durante períodos de maior custo como este. Economizar energia, segundo a agência, é essencial não apenas para reduzir gastos, mas também para preservar os recursos hídricos e garantir o equilíbrio do sistema elétrico nacional.

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui