Ex-assessor de Alexandre de Moraes promete expor supostas irregularidades no STF

0
6

O ex-assessor de Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Tagliaferro, afirmou nesta quarta-feira (30) que pretende revelar supostas irregularidades nos bastidores do gabinete do ministro. As declarações foram feitas nas redes sociais, diretamente da Itália, onde ele está residindo.

“Destruiu minha vida e a de várias pessoas, isso é pouco. Logo eu estarei mostrando para o Brasil quem é Alexandre de Moraes e os bastidores do seu gabinete”, escreveu Tagliaferro. Em outra publicação, acrescentou: “Eu tenho bastante coisa. Tem algumas coisas fraudulentas que foram feitas e comecei a questionar”.

Segundo o ex-assessor, apenas processos envolvendo pessoas de direita seriam analisados no gabinete do ministro. “Só entravam coisas de direita no gabinete e nada de esquerda”, afirmou.

Histórico e investigações

Formado em engenharia e direito pela Universidade Paulista, Tagliaferro é perito e atuou como assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo sido nomeado por Moraes em 2022.

Em maio deste ano, a Polícia Federal o indiciou por violação de sigilo funcional com dano à administração pública. A investigação apontou que ele teria divulgado conversas do ministro com servidores do STF e do TSE, o que, segundo a PF, configurou “violação consciente e voluntária” do sigilo enquanto exercia cargo de confiança.

No início de julho, Alexandre de Moraes também negou o uso de Tagliaferro como testemunha de defesa no processo contra Filipe Martins, acusado de envolvimento em uma suposta trama golpista. Moraes justificou a negativa citando jurisprudência do STF que impede investigados de atuarem como testemunhas.

As novas declarações do ex-assessor devem acirrar ainda mais o embate político e jurídico em torno de Alexandre de Moraes, um dos ministros mais influentes e contestados da Suprema Corte.

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui