Ministro da Defesa de Israel critica Lula após saída do Brasil de aliança internacional sobre o Holocausto

0
4

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (26/8), acusando-o de ser um “antissemita declarado e apoiador do Hamas”. A declaração foi publicada na rede social X, acompanhada de uma imagem gerada por inteligência artificial em que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, aparece como se estivesse controlando Lula por cordas de marionete.

A reação do governo israelense ocorre após a decisão do Brasil de se retirar, em junho, da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA). O país participava como membro observador desde 2021. Segundo Katz, a medida coloca o Brasil “ao lado de regimes como o Irã, que nega abertamente o Holocausto e ameaça destruir o Estado de Israel”.

Em sua publicação, o ministro afirmou que Lula “desrespeitou a memória do Holocausto” e “revelou sua verdadeira face” ao abandonar o organismo internacional criado para combater o antissemitismo. Katz também disse que Israel “saberá se defender contra o eixo do mal do islamismo radical, mesmo sem a ajuda de Lula e seus aliados”.

Por fim, o ministro declarou sentir “vergonha pelo maravilhoso povo brasileiro e pelos muitos amigos de Israel no Brasil” e expressou confiança em que “dias melhores virão para a relação entre os dois países”.

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui