Polícia prende suspeito de facilitar ataque hacker ao sistema do Pix que expôs falhas e desviou milhões

0
6

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na noite de quinta-feira (3) João Nazareno Roque, funcionário da C&M Software, suspeito de facilitar o ataque hacker que comprometeu sistemas ligados ao Pix e causou prejuízos que podem chegar a R$ 3 bilhões, informou o Metrópoles.

Segundo o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Roque confessou ter cedido acesso ao sistema sigiloso da empresa por meio de seu computador. A ação criminosa, em 1º de julho, expôs fragilidades nas empresas responsáveis pela infraestrutura de comunicação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), usado por instituições financeiras que não têm conexão direta com o Banco Central.

Há também investigação em curso pela Polícia Federal. Informações preliminares apontam que os hackers teriam desviado, inicialmente, cerca de R$ 400 milhões ao invadir sistemas da C&M e acessar contas de instituições como a BMP, operadora de serviços bancários digitais.

Em nota, a C&M confirmou o ataque, disse que seus sistemas críticos continuam operando normalmente e afirmou que colabora com o Banco Central e autoridades policiais. O BC suspendeu preventivamente as conexões da empresa com os bancos afetados. A BMP declarou que apenas sua conta reserva no BC foi atingida e que nenhum cliente foi prejudicado.
#Brasil #Golpe #Hacker #BancoCentral

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui