Um trágico incidente chocou passageiros e funcionários do Aeroporto Internacional de Il Caravaggio, em Bérgamo, norte da Itália, na madrugada desta terça-feira (8). Um homem morreu ao ser sugado pelo motor de um avião da companhia Volotea que se preparava para decolar com destino a Milão.
Segundo informações da agência italiana Ansa, a vítima — que não era passageiro nem membro da equipe do aeroporto — entrou voluntariamente na área operacional com a intenção de tirar a própria vida, conseguindo burlar os controles de segurança. Ele correu em direção à aeronave e foi sugado pelo motor, antes que agentes de segurança conseguissem detê-lo.
O aeroporto suspendeu temporariamente pousos e decolagens entre 5h20 e 7h (horário de Brasília), emitindo um comunicado em que se referiu ao ocorrido como “um problema na pista de taxiamento”. Durante o fechamento, voos previstos para pousar em Bérgamo foram desviados para outros aeroportos da região, enquanto partidas registraram atrasos e cancelamentos.
Um porta-voz do aeroporto confirmou que a vítima não fazia parte da equipe nem era passageiro, mas não forneceu mais detalhes sobre sua identidade. A polícia de Bérgamo abriu uma investigação para apurar como o homem conseguiu acessar a pista e chegar até a aeronave, em uma clara falha de segurança.
As operações no aeroporto já foram retomadas, mas o caso levanta questionamentos sobre os protocolos de segurança no terminal, que é um dos mais movimentados do país. Até o momento, a polícia e a administração do aeroporto não divulgaram novas informações.