Campolimpense assume Direção Nacional do Departamento de Gestão do SUAS

0
2535

Adeildo Nogueira da Silva é o novo diretor nacional do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social.

 

No início do mês de agosto de 2022, o morador de Campo Limpo Paulista –SP, Adeildo Nogueira, foi nomeado pelo Ministro da Casa Civil da Presidência da República para ocupar a direção nacional do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ligado a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.

Adeildo Nogueira – Diretor Nacional de Gestão do Sistema Único de Assistência Social -SUAS

O Departamento é responsável por implementar, acompanhar e avaliar a gestão do SUAS em todo o Brasil. Entre as principais ações esta a gestão de atos normativos, através dos projetos de lei, bem como as resoluções de órgãos reguladores, a gestão do trabalho e educação permanente dos profissionais do serviço socioassistencial, gestão descentralizada e participação social, vigilância e toda a rede de sistemas de informações e comunicações do Sistema Único de Assistência Social.

Reunião com Entidades de Assistência Social

Adeildo ingressou no Governo Federal no início do mandato do Presidente Jair Bolsonaro como assessor especial de desenvolvimento social, passou a ser ponto focal das pautas parlamentares referente ao desenvolvimento social junto ao Ministério da Cidadania, ainda na gestão do Ministro Osmar Terra.

Posteriormente foi indicado pelo Ministro Onyx Lorenzoni para ocupar um assento como membro titular no Conselho Nacional de Assistência Social.

Gestores municipais do estado de Santa Catarina

Nogueira se desligou do Executivo Federal em agosto de 2020 para concorrer às Eleições Municipais ao cargo de Prefeito da cidade de Campo Limpo Paulista – SP, onde em uma disputa acirrada, alcançou um destacado segundo lugar, entre nove postulantes ao cargo, com uma pequena diferença do primeiro colocado.

Reunião com Prefeitos do estado do Rio Grande do Sul

Convidado à retornar ao Ministério da Cidadania pelo Ministro João Roma logo após as eleições, Adeildo assumiu a Chefia de Gabinete da Secretaria Nacional de Assistência Social e posteriormente passou a exercer a função de Secretário Nacional substituto; logo depois foi indicado para ocupar uma vaga no Conselho Nacional de Solidariedade da Presidência da República, onde permaneceu até receber o convite do atual Ministro da Cidadania Ronaldo Bento para assumir a Diretoria de Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Gestores municipais do estado da Bahia.

Aos 42 anos, é o primeiro campolimpense a ocupar a direção nacional de um departamento de gestão da Assistência Social.

Adeildo Nogueira tem uma longa história de atuação em movimentos sociais na região, através dos trabalhos junto às instituições religiosas, associações, casas de acolhimento, hospitais e órgãos de controles sociais como os conselhos municipais. Foi Coordenador de Desenvolvimento de Campo Limpo Paulista entre 2005 e 2008, com grandes realizações, foi também presidente do Conselho Municipal de Saúde por duas vezes  e retornou à administração pública local ao final de 2017, em uma rápida passagem como Secretário Municipal de Assistência Social, o que foi suficiente para emplacar o Prêmio Progredir de âmbito nacional que lhe rendeu a primeira colocação no estado de São Paulo entre os 645 municípios paulistas, fato que lhe projetou para ingressar na Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Governo Federal.

O Diretor vem se destacando na articulação e implementação da política de Assistência Social na região, proporcionando o fortalecimento da pauta, objetivando ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade e um olhar mais atencioso para os gestores, profissionais da assistência, entidades e associações, que são as grandes protagonistas nas ações de desenvolvimento e amparo social.

Fonte: portalfolha.com.br

admin
Author: admin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui