Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí deflagraram, na tarde desta quarta-feira (6), a Operação Jogatina, com o objetivo de combater a prática ilegal de jogos de azar, em especial o jogo do bicho e o uso de máquinas caça-níqueis.
A ação foi motivada por diversas denúncias anônimas que chegaram à delegacia, apontando a presença de equipamentos ilegais em estabelecimentos comerciais da cidade, principalmente bares. Durante a operação, vários locais foram fiscalizados e, em quatro deles, os investigadores encontraram máquinas caça-níqueis e equipamentos similares, utilizados para a prática da contravenção penal.
De acordo com os delegados Dr. Roberto Souza Camargo Júnior e Dr. José Ricardo Arruda Marchetti, a perícia técnica foi acionada para analisar os locais onde os crimes foram constatados. Os responsáveis pelos bares foram conduzidos à Delegacia, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 50 do Decreto-Lei 3.688/41, que trata da exploração de jogos de azar.
Os equipamentos utilizados na prática ilegal foram apreendidos e serão destruídos conforme prevê a legislação.
A Polícia Civil reforça que ações como a Operação Jogatina fazem parte de um conjunto de medidas para reprimir atividades ilícitas, proteger a ordem pública e garantir a segurança da população. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais oficiais da Polícia Civil.