Câmara aprova quarta moção de apoio a Jair Bolsonaro em meio à prisão domiciliar

0
7

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) uma moção de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O requerimento foi validado sem contagem nominal de votos e soma-se a outras três homenagens aprovadas nesta semana pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, na terça-feira (12).

Bolsonaro está em prisão domiciliar há nove dias, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As medidas cautelares impostas incluem o uso de tornozeleira eletrônica. A defesa do ex-presidente tem até esta quarta-feira para apresentar as alegações finais em ação penal que tramita na Primeira Turma do STF.

As homenagens já estavam previstas desde antes do recesso parlamentar. Na ocasião, parlamentares da oposição criticaram publicamente as restrições impostas pelo magistrado. Em reação à prisão, deputados e senadores oposicionistas articularam um movimento de obstrução das pautas em plenário e nas comissões, o que paralisou os trabalhos do Congresso por mais de 30 horas.

O impasse foi encerrado após negociações conduzidas pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que intermediaram acordos para destravar a agenda legislativa.

Com a decisão desta quarta, Bolsonaro acumula quatro moções de apoio aprovadas no Parlamento em menos de 48 horas, evidenciando o clima de polarização política e o fortalecimento da mobilização de sua base no Congresso.

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui