São Paulo, 13 de agosto de 2025 – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (13), durante o evento AgroForum, promovido pelo banco BTG Pactual, que o “Brasil não aguenta mais o Lula” e que ele, junto a outros governadores de direita, possui o “receituário” para resolver o que chamou de problemas fiscais e morais do país.
O encontro, realizado na capital paulista, reuniu também os governadores Ratinho Jr. (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União-GO) e Eduardo Leite (PSD-RS), todos apontados como possíveis candidatos à Presidência em 2026. Em tom de união, os quatro se apresentaram como uma “nova safra” de lideranças políticas e direcionaram críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Estamos há 40 anos discutindo a mesma pessoa e estamos perdendo alguns bondes: o da transição energética, da biotecnologia e da economia do conhecimento. O mundo está de portas abertas para o Brasil e a gente andando em uma ciranda, discutindo picuinha. O Brasil não aguenta mais excesso de gasto, aumento de imposto e corrupção. O Brasil não aguenta mais o PT, o Brasil não aguenta mais o Lula”, declarou Tarcísio, sob aplausos do público e dos outros governadores presentes.
Durante sua fala, o chefe do Palácio dos Bandeirantes citou medidas de sua gestão, como a privatização da Sabesp, a aprovação da PEC que desvinculou receitas da Educação e ações voltadas à redução do número de usuários de drogas na região da Cracolândia, em São Paulo. Tarcísio também destacou políticas de contenção de despesas e aumento de investimentos.
O AgroForum debateu temas como inovação tecnológica no agronegócio, infraestrutura, sustentabilidade e políticas econômicas para o setor, mas acabou servindo como palco para discursos políticos que indicam movimentações para a disputa eleitoral de 2026.