Nesta quarta-feira (5) o Senado dos Estados Unidos encerra o julgamento do impeachment de Donald Trump. De acordo com projeções, o presidente americano deve ser absolvido.
São necessários dois terços dos votos dos 100 senadores para que Trump seja afastado. No entanto, o partido do presidente (Republicano) possui 53 cadeiras no senado, fato que deve garantir a permanência do líder.
O presidente americano teve seu processo de impeachment aprovado no dia 18 de dezembro, respondendo por duas acusações.

Primeiro Trump foi acusado de abuso de poder, por pedir ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, uma investigação contra a família de Joe Biden, adversário político do americano.
O ato foi entendido como uma “interferência de um governo estrangeiro” a fim de ajudar Trump a se reeleger em 2020.
A segunda acusação foi de obstrução da justiça, já que Trump impediu diversas pessoas ligadas a sua administração de prestar depoimento sobre o caso com o presidente ucraniano.
O líder americano também foi acusado de negar-se a entregar documentos aos investigadores durante o inquérito sobre este caso.
Donaldo Trump se tornou o terceiro presidente americano a passar pelo processo de impeachment. De acordo com especialistas, deve ser também o terceiro a escapar ileso por ele.