A porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podestà, informou nesta segunda-feira (1º/9) que o avião de Ursula Von Der Leyen (na imagem em destaque), presidente da Comissão Europeia, foi afetado por um bloqueio de sinal de GPS durante sua viagem com autoridades à Bulgária, realizada nesse domingo (31/8).
A suspeita, segundo Podestà, é de que ocorreu uma “interferência flagrante da Rússia“. Apesar do incidente, o avião pousou com segurança na Bulgária.
“Estamos, é claro, cientes e acostumados de alguma forma às ameaças e intimidações que são um componente regular do comportamento hostil da Rússia”, declarou Podestá, ao jornal The Guardian.
Segundo ela, o incidente só “reforçará ainda mais nosso compromisso inabalável de aumentar as capacidades de defesa e o apoio à Ucrânia”.
A porta-voz afirmou também que isso “sublinha, na verdade, a urgência da missão que o Presidente está a realizar nos Estados-membros da linha da frente”.
Anna-Kaisa Itkonen, porta-voz de transportes da UE, afirmou que tem “observado muitas atividades de interferência e falsificação desse tipo, principalmente no flanco oriental da Europa”.
Informações preliminares indicam que o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou as acusações.
#Notícias #Mundo #Brasil #Europa #Rússia