Instituto que realizou pesquisa para Prefeito em Campo Limpo Paulista nunca participou de Eleições.

0
532

Soma dos resultados divulgados pelo Jornal de Jundiaí ultrapassa os 100% e é considerado erro grosseiro por especialistas.

Por Redação – Portal Folha / Folha da Cidade

Pesquisa foi realizada em 11 de Julho, vários dias antes do início do período eleitoral e divulgada somente em setembro pelo jornal Franco News.

Em levantamento recente pela equipe do Portal Folha e Jornal Folha da Cidade, foi constatado que a ASN PESQUISAS, nunca participou de qualquer levantamento em eleições anteriores.

Iniciante em Eleições, a empresa foi fundada em julho de 2023 e possui um capital social de apenas 10 mil reais.

O fato de um capital tão baixo chama a atenção, porque a ASN PESQUISAS tem realizado suas supostas sondagens auto financiadas, ou seja, ela mesmo contrata a sua própria pesquisa e divulga, o que pode reforçar a tese de favorecimento de terceiros interessados.

A pesquisa que foi publicada pelo Jornal de Jundiaí coloca o atual prefeito, Dr. Luiz Braz, como líder na intenção de votos, com ampla vantagem e que segundo especialistas e comerciantes da cidade não demonstraria a realidade das ruas, uma vez que existe uma aparente polarização entre seu principal adversário,  o ex-diretor nacionalde gestão do SUAS, Adeildo Nogueira derrotado em 2020 com uma pequena diferençade votos. Luiz Bráz e Adeildo Nogueira são os únicos candidatos que disputaram a cadeira para chefe do executivo no último pleito, considerando que os estreantes Antônio Carlos, do partido do presidente Lula (PT) e Diego Agiane, do partido do Deputado Federal André Janones (AVANTE) disputam a sua primeira eleição respectivamente.

Além disso, o proprietário da empresa, Alexandre Sócrates Naviskas, é figura controversa.

Naviskas  foi candidato a deputado estadual e recebeu apenas 242 votos, e concorreu a vaga pelo partido PSB-40 nas eleições de 2022, mesmo partido de Aléssio Grandizoli, irmão da candidata a vice na chapa do PT. Alexandre Sócrates, conhecido como Gargamel das pesquisas coleciona diversas acusações de entrega de pesquisas fraudulentas em cidades como Poá, Itaquaquecetuba, Pindamonhangaba e diversas cidades do interior.

Com apenas 242 votos, Naviskas foi candidato a deputado estadual pelo PSB nas eleições de 2022, mesmo partido de Aléssio Grandizoli, irmão da candidata a vice na chapa do PT.

De acordo com informações obtidas, a pesquisa que coloca Dr. Luiz na liderança foi encomendada e paga pelo próprio instituto de Naviskas, trazendo à tona questionamentos sobre a veracidade dos resultados e o possível favorecimento político.

Além de toda a suspeita levantada sobre o instituto um fato inusitado pode levar a nulidade da pesquisa.

Isso por que a soma total do resultado da pesquisa ultrapassa o número de 100%, fato inadmissível para especialistas, estatísticos e demais institutos de pesquisa.

A situação exige investigações mais aprofundadas, uma vez que fraudes em pesquisas eleitorais prejudicam a lisura do processo democrático e enganam a população. Autoridades competentes devem ser acionadas para esclarecer o caso e garantir que os eleitores de Campo Limpo Paulista não sejam influenciados por informações contraditórias.

Confira os dados da pesquisa: pesquisa

Debora Burato
Author: Debora Burato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui