Colômbia registra dois atentados terroristas às vésperas de cúpula amazônica com presença de Lula

0
6

A Colômbia foi palco de ao menos dois ataques terroristas nesta quinta-feira (21), justamente no dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao país para participar da Cúpula dos Países Amazônicos, marcada para esta sexta-feira (22), em Bogotá. Os atentados resultaram na morte de civis e policiais, ampliando a tensão no país.

Um dos ataques ocorreu em Cali, a cerca de 450 km da capital colombiana. Duas explosões, de origem ainda não esclarecida, foram registradas próximo a uma escola de aviação militar. Pelas redes sociais, o presidente Gustavo Petro confirmou que ao menos dois civis morreram na ação.

Petro associou o episódio à atuação de facções ligadas ao narcotráfico. “O governo considera — e pede ao mundo que também considere — a junta do narcotráfico como uma organização terrorista, assim como suas bandas armadas no Cauca, Guaviare, Antioquia e no Caribe colombiano. A junta do narcotráfico, herdeira do bloco capital dos paramilitares, comanda as dissidências de Iván Mordisco, a Segunda Marquetalia e o Clã do Golfo”, declarou o presidente.

O outro atentado ocorreu no município de Amalfi, a 370 km de Bogotá. Segundo o governo colombiano, um helicóptero da polícia foi alvo de um ataque com drone, deixando pelo menos oito policiais mortos e outros oito feridos.

Os episódios ocorrem em um momento de grande visibilidade internacional para a Colômbia, que sedia a reunião entre líderes amazônicos para debater medidas de preservação ambiental e cooperação regional. A segurança foi reforçada em Bogotá e nas cidades vizinhas diante da escalada de violência e do alerta de novos ataques.

Layla Vieira
Author: Layla Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui