Neste sábado, 11, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump fez uma publicação em persa, na rede social Twitter, demonstrando apoio ao povo do Irã.
Na mensagem, o mandatário afirmou que seu governo continuará ao lado dos iranianos. Também elogiou a “coragem inspiradora” destes cidadãos.
Nas palavras de Trump: “Para o corajoso e sofrido povo iraniano: estou do seu lado desde o início da minha presidência e meu governo continuará ao seu lado. Estamos acompanhando seus protestos de perto. Sua coragem é inspiradora.”
Depois, Trump cobrou o governo iraniano
Pouco depois, o presidente americano fez outra publicação em seu perfil no Twitter. Desta vez direcionada ao governo do Irã.
Trump cobrou transparência nos protestos que ocorrem no país, pedindo que grupos de direitos humanos monitorem eventuais abusos por parte das forças de Estado contra os manifestantes.
“O governo do Irã deve permitir que grupos de direitos humanos monitorem e denunciem a a realidade atual sobre os protestos em andamento do povo iraniano. Não pode haver outro massacre de manifestantes pacíficos, nem a internet pode ser fechada. O mundo está assistindo”, afirmou Trump.
Após o governo iraniano admitir a culpa pela queda do avião ucraniano, abatido na última quarta-feira, as manifestações cresceram no país, que vive um momento sensível após tensão com os Estados Unidos.